Sem categoria

Devo tosar meu cachorro no verão?

A maioria dos tutores de cachorros acreditam que os pelos quando estão maiores são para manter a temperatura dos bichinhos elevadas e que quando tosamos são uma maneira de deixa-los mais fresquinhos, certo?

Errado! Tosar inteiramente o pelo do seu pet não é uma boa ideia nos dias de calor mais intenso.

Ao contrário do que imaginamos, o pelo do animal serve como uma espécie de isolante térmico, fazendo com que a temperatura externa não prejudique a pele do animal. Ou seja, no inverno funciona como um cobertor e no verão como uma “geladeira”, mantendo a pele em temperatura ideal para que o seu pet suporte os dias calorentos.

É recomendado que sejam feitas duas tosas para reparar os pelos do pet durante o ano. Os melhores períodos para realizar uma tosa mais baixa são no outono e primavera, por causa das temperaturas amenas. Se deseja realizar a tosa mais vezes, é possível, desde que não tose completamente o pelo do seu bichinho.

Saiba que existem outras formas de refrescar o seu pet no período de calor, como:

deixar a casa mais arejada
água fresca sempre a disposição
cama feita de material mais frio
escovar o pelo regularmente
evitar passeios em horas do dia das quais o sol está mais quente

E lembre-se: é sempre bom consultar um veterinário e tirar dúvidas em relação aos determinados tipos de raça de cachorros. Pode ser que o seu bichinho precise de mais cuidados do que os outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.