ESTRATÉGIA DE MARCA
PALAVRAS-CHAVES
SOBRE NOSSA MARCA
MEE PETS
Família . Pertencimento . Tutela . União Convivência . Responsabilidade . Parceria Vínculo . Intimidade . Afeto . Cuidado
SOBRE O RECORTE DE MERCADO
PASSEIO
Entreter . Distrair . Divertir . Explorar Exercitar . Caminhar . Correr
BENEFÍCIOS DOS PRODUTOS
1. Qualidade: boa matéria-prima, resistência e durabilidade
2. Segurança e conforto para o animal.
3. Sentimento de segurança.
4. Tranquilidade por meio de informações técnicas esclarecedoras.
5. Curadoria de produtos adaptados a diferentes contextos.
PROPÓSITO
O QUE MOVE A MEE PETS? | PROPÓSITO |
Ajudar seu pet a viver o melhor de sua natureza!
Pra você que está comprometido em ajudar seu pet a viver o melhor de sua natureza, Mee Pets está aqui!
POSICIONAMENTO
COMO QUEREMOS SER PERCEBIDOS PELOS CONSUMIDORES?
Como uma marca parceira e especialista, que oferta produtos de qualidade e que aconselha seus clientes fornecendo informações relevantes para embasar sua decisão de compra.
POSIOCIONAMENTO
Benefício Funcional | Qualidade.
Benefício Simbólico | Marca parceira/amiga/especialista.
PERSONALIDADE DA MARCA
Para definir orientações mais consistentes para a comunicação da marca Mee Pets com seu cliente, foi utilizado o recurso dos arquétipos.
Um arquétipo, conforme definição de Jung, são “formas ou imagens de natureza coletiva, que ocorrem em praticamente toda a Terra como componentes de mitos e, ao mesmo tempo, como produtos individuais de origem inconsciente”.
Esse caráter universal e mítico dos arquétipos sempre foi um recurso da publicidade, impulsionando venda de produtos e, ao passar do tempo, a própria marca pode assumir uma significação simbólica. Trata-se de um recurso extremamente valoroso para estabelecer os discursos no diálogo da comunicação.
Importante ressaltar que a “escolha” dos arquétipos aqui descritos é nada mais que o resultado de um processo de autoconhecimento da empresa / marca que o arquétipo representará.
PERSONALIDADE
Personalidade arquetípica do tutor na comunicação Mee Pets: CUIDADOR
Quando Mee Pets pensa e SE POSICIONA SOBRE O DONO/TUTOR de um pet ela considera que:
O ponto principal de ligação tem a ver com uma em- patia genuína da marca pela preocupação do cliente consumidor com seu pet. Ajuda o cliente a facilitar e agilizar seu zelo: “Mee Pets te ajuda a cuidar”.
Quer garantir que ele encontre o que precisa com ra- pidez e facilidade (zelo instrumental: alimentar, lim- par, garantir segurança e ensinar) para liberar tempo para o que importa: se divertir com o pet.
Tem real empatia pela sua apreensão em acontecer algo ruim com o animal sob sua guarda.
Quer ajudá-lo a encontrar um equilíbrio entre cuidar bem e ser excessivamente limitador à natureza do animal.
Se conecta com tutores que acreditam que conviver com um animal, muito além de ser uma companhia e um brinquedo, é uma sorte, pois permite acompanhar tantas coisas interessantes na sua natureza instintiva de perto. Com todas as limitações que um animal domesti- cado tem, quer genuinamente vê-lo feliz.
PERSONALIDADE
Personalidade arquetípica do tutor na comunicação Mee Pets: EXPLORADOR
Quando Mee Pets pensa e SE POSICIONA SOBRE O PET de um pet ela considera que:
O perfil explorador do animal não entra em confronto
com sua alegria de estar com a família (de humanos).
Explorando o mundo, o animal tem mais conexão com sua natureza.
Um olhar empático pelo ponto de vista do animal, que pode se sentir preso e ansioso por aventura e excitação.
É a marca que vai prover os acessórios úteis a essa “jornada do explorador” – para humanos seria rou-
pas utilitárias, mapas, bússola, carro, barco, chapéu, cantil, etc. e para o pet, o que seria?
De uma forma geral, é importante garantir ao pet momentos que ele possa fazer as coisas do jeito dele, que for mais natural. Onde ele iria e o que faria se nada o estivesse prendendo?
Nem sempre é preciso sair de casa para exercitar o ex- plorador aventureiro (“explorador de jardim”).
ESTRATÉGIA DE MARCA
SEGMENTO DE CLIENTES
DESEJOS
1. Conforto e bem-estar.
2. Segurança.
3. Diversão e Entretenimento.
4. Alimentação e Saúde Física.
NECESSIDADES
1. Acessórios e equipamentos que os auxi- liem nos diversos contextos: em casa, em trânsito e fora de casa.
MOTIVAÇÕES
1. Garantir conforto, bem-estar e segurança ao pet..
2. Dar ao pet a oportunidade de explorar seu compor- tamento natural, curioso e explorador.
MEDOS
1. Perder seu companheiro.
2. Que seu pet sinta desconfortável.
3. Doença, insegurança, pet triste, ansioso ou limitado.
ESTRATÉGIA DE MARCA
PERSONAS
Para a definição do segmento de clientes, segui- rá de apoio a ferramenta de Personas.
Ela busca descrever de forma mais eficiente o público-alvo, baseado em dados de pesquisa, mas tornando-o mais real como ser digno de la- ços afetivos e de decisões com apelo emocional.
Com elas é mais fácil compreender o contex- to que cerca o cliente em qualquer situação de experiência com a marca. Pessoas imaginárias
– personas – podem ajudar no desenvolvimento de produtos e serviços, além inspirar e validar de- cisões estratégicas de negócios, especialmente em ambiente digital.